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quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

OláAcho que agora posso me apresentar como uma academica de Educação Física.....

Alessandra Rossi,34 anos, cursando a etapa final do 1º semestre de Licenciatura de Educação Física pela Universidade Cidade de são Paulo. Meu interesse principal é  poder auxiliar meu irmão nas préticas esportivas com mais aptidão, pois ele é portador de necessidades especiais.

INTRODUÇÃO

A metodologia utilizada pelos professores, confesso está sendo difícil para se adaptar a essa metodologia, pois a forma que eu tive sempre foi a mais convencional. Mas vejo agora que esse método de aprendizagem nos impulsiona a buscar o conhecimento, e aos poucos é claro, pois é o começo passando a domina-lo cada dia melhor repassando da melhor maneira em forma de seminários.
A palavra ciência quando é pronunciada já nos fazem lembrar de outra palavra cientistas que contribuim muito pra nossa humanidade. Mas o que é ciência?
No conceito de alguns autores pude observar que segundo  Gérard Fourez (1995), de acordo com seu livro relata o desejo de compreender a prática científica em sua inserção em nossa vida individual.

continua devido ao tempo ............................

8 comentários:

  1. Voltei está um pouco corrido para continuar o documentario está pegando todo o tempo mas vamos lá.
    Como eu estava dizendo o conceito de ciência. Gérard Fourez também fala sobre a observação cientifica onde aborda a visão espontânea que a maior dos indivíduos tem da observação, e esta diz a respeito às coisas tais como são.
    Contrariano aos filósofos da ciência que o precederam, o norte americano Thomas Kuhn (2003), desenvolveu uma teoria acerca da história da ciência e não da filosofia da ciência propriamente dita. Para ele a ciência se acumula e se trata de um processo que se modifica o tempo todo de tempos em tempos. Para mim ciência é o conhecimento de um determinado assunto, ou area que se desenvolve e se modifica a cada instante. Ai vem o corpo parte principal que nos academicos iremos abordar cada vez mais especificamente. E pergunto O QUE É CORPO? O corpo possui definições e conceitos diferentes de acordo com cada area.Jalieh diz que o corpo é instrumento de experiência fisíca de nossa existência e considera tambem a capacidade mental e a vida emocional como parte do corpo,pois são um canal pelo qual nossa existência se releva.
    Thomas Hobbes diz que corpo é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço tudo que produz efeito. Hobbes diz que ainda não depende de pensamento para o corpo existir. Dizem também que o homem e o corpo vivo são a mesma coisa porque são consequencia de ambos.
    Dentre tudo que debatamos, discutimos, apresentamos o que somos? Somos um corpo ou temos um corpo? As ideias dos aotores sobre o corpo a acetação do corpo como estado necessário para sermos um corpo, tendo em vista que se não aceitamos o corpo da forma que ele é e tentamos modificá-lo passamos a ter um corpo. Assim, através desse conjunto que forma o ser corporal, podemos ter percepções de como as coisa acontecem, observar os fatos ao redor e buscar o conhecimento constante, fazendo assim acontecer a ciência, que esta diretamente relacionada com o conhecimento.
    O nosso celebro além de comandar os orgãos dos sentidos e as emoções, também comanda através da da àrea motora os movimentos do corpo, que são muito estudados na àrea de Educação Física. Para podermos entender melhor faço resumo do que é Educação Física.

    tempo acabou infelismente preciso trabalhar até mais tarde ......

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  2. Olha eu aqui de novo e vamos lá dar continuidade...
    Segundo Mariz de Oliveira é "Viabilizar (à aluna / ao aluno) a aprendizagem referente a conhecimentos específicos sobre o movimento humano que permita-lhe, individual e intencionalmente, (1) a utilização de potencialidades para movimentar-se, genérica ou especificamente, de forma habilidosa e, em correspondência, (2) a capacitação para, em relação ao meio em que vive, agir (interagir, adaptar-se, transformar ...), na busca de benefícios para a qualidade de vida".Mariz de Oliveira, G. Da educação física a Cinesiologia Humana. MOVIMENTAR-SE, ano 3, n.2, 2006.
    O que podemos observar é que a Educação Física estuda o corpo em movimento utilizando diversos instrumentos, a Educação física esta diretamente relacionada com o corpo, como objeto de estudo, e com a ciência, como meio de estudo.
    Esses movimentos corporais são usados pelo homem por todo sua vida. Começando pela infância, trabalhando sua coordenação motora se desenvolvendo e é utilizada em diversas atividades como nas brincadeiras, e essas brincadeiras já existentes e praticadas a passando de pai para filho séculos. Brincadeiras que conforme o tempo vem sofrendo alterações mas com um só sentido manter a ludicidade, hoje em dia essas brincadeiras são conhecidas como brincadeiras de rua. E quem brinca mais são as crianças, como corrida, patins, bicicleta, lutinha, pega-pega, skate,e video game a era da tecnologia.
    Aristóteles classificou o homem em três aspectos: homo sapiens (o que conhece e aprende), homo faber (o que faz e produz) e o homo ludens (o que brinca e cria).
    Segundo Vygotsky (1988), as experiências lúdicas são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual cognitivo e psíquico das crianças. Nessa perspectiva, preservar e valorizar o brincar é uma forma de fazer História e Cultura.
    As tematicas trabalhadas em sala de aula me fez lembrar de diversas brincadeiras e apresenta-las, me fez relembrar como era prazesores e lúdico usar as brincadeiras para expressar os movimentos corporais de forma espontânea e com tanto prazer, sem regras e limites, isso é chamado de práticas corporais são o esporte, a dança, a luta, a ginastica e o jogo mesmo estando divididas elas tem relação direta com os movimentos corporais que são base de estudo da Educação Física.
    Sempre há a pergunta ao profissional do lazer e/ou educador: “Vamos brincar?” ou “Vamos jogar?”. Qual a reflexão que devemos ter sobre essas perguntas? São palavras com o mesmo significado ou estamos propondo dois tipos de atividades?
    Para Silva e Gonçalves (2010) o brincar e o jogar são momentos sagrados na vida de qualquer indivíduo. É com a prática dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo que está ao seu redor, desenvolvem as múltiplas linguagens, exploram e manipulam objetos, organizam seus pensamentos,
    descobrem e agem com as regras, assumem papel de líderes e se socializam com outras crianças, preparando-se para um mundo socializado.

    CONTINUA.......

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  3. OIIIIIIIIIIIII EU DENOVO

    Para Silva e Gonçalves (2010) o brincar e o jogar são momentos sagrados na vida de qualquer indivíduo. É com a prática dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo que está ao seu redor, desenvolvem as múltiplas linguagens, exploram e manipulam objetos, organizam seus pensamentos,descobrem e agem com as regras, assumem papel de líderes e se socializam com outras crianças, preparando-se para um mundo socializado.
    Para Freire (2002), o jogo facilita o desenvolvimento das habilidades motoras, pois possui uma linguagem corporal que não é estranha à criança e seu desenvolvimento não apresenta características de monotonia ao contrario de exercícios propostos por alguns autores que não são adequados ao universo da cultura infantil.
    Para Kishimoto (2002) o brincar promove a busca por meios e pela exploração exercendo papel fundamental na construção de saber fazer. Por ser a forma mais original que a criança tem de relacionar e apropriar-se do mundo, é através dele que a criança se relaciona com as pessoas e objetos ao seu redor, aprendendo o tempo todo com as experiências que pode ter.
    O lazer bem conduzido e o jogo também alimentam a fantasia, pois no mundo do "faz-de-conta", a criança detém autoridade indiscutível, criando histórias e minimizando seus conflitos. É importante respeitar o momento lúdico para que a criança possa atuar seu simbólico. Criatividade, brincadeira e imaginação fazem parte de um crescimento saudável. Relacionando a essência do jogo com as brincadeiras, podemos citar diferentes tipos de jogo como os Jogos Cooperativos segundo Orlick "O objetivo primordial dos jogos cooperativos é criar oportunidades para o aprendizado cooperativo e a interação cooperativa prazerosa" (Orlick, 1989, p123).
    Jogos cooperativos tem como base principal ser uma atividade física essencialmente baseada na cooperação, na aceitação, no envolvimento e na diversão, tendo o propósito mudar as características da palavra exclusão.Muitas características do jogo expostas pelos autores Johan Huizinga e Jean Piaget também são encontradas nas brincadeiras e jogos infantis, pelo fato de não existir uma regra imposta, onde só quem impoe são os jogadores. Um exemplo que posso citar foi assistir o filme Filhos do Paraiso da diração de Majid Majidi (Irã/1997) exposto na sala de aula, pude perceber o principal jogo do filme, que é a corrida, apesar de ser considerado um esporte para "ALI", um dos protagonistas do filme, a corrida era vivida como um jogo, pois o mesmo não praticava pele competição e sim por outro objetivo, que era ganhar o tenis para sua irmã.
    A competição é um fator muito importante para os desportos praticados nos Jogos Olímpicos........
    ESSA VEM MAIS TARDE O TEMPO ACABOU RSRSR ATÉ

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  4. Bom dia a todos!!!!!!
    Continuando estava falando de jogos olímpicos uma pratica ocorrida um grande evento internacional, com esportes de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam de várias competições. Atualmente os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos pares, com os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se alternando, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais.
    Diferentes dos outros jogos vistos, como os Jogos de tabuleiro exigem do nosso célebro mais raciocínio e menos praticas de movimentos corporais. Um dos mais conhecidos e divulgado e o Xadrez foi Horold Jmes publica um livre e afirma que o xadrez foi inventado na Índia, em 570 d.c., que foi demostrado em aula pratica em forma de xadrez humano onde os alunos eram as peças, podendo assim relacionar com o jogo cooperativo e com uma brincadeira.Apesar do Xadrez não ser reconhecido como jogo olímpico, já está sendo analisado essa hipótese de inclusão desta modelidade nos desportos já praticados.
    Mas também pode ser considerado como lazer uma terapia. Segundo Marcelino em sua obra Estudos do Lazer uma introdução (2000 p. 18) classifica o lazer em seis áreas fundamentais: os interesses artísticos, os intelectuais, os físicos, os manuais, os turísticos e os sociais, ou seja, o individuo pode realizar atividades de lazer em diferentes áreas, como por exemplo ir a academia pode ser considerado dentro da área dos interesses físicos, ou mesmo, ir ao cinema ou ao teatro como interesses artisticos.


    Falando mais de esportes, busquei entender o significado de o que é esporte me amaparando nas visões de grandes autores. A célebre frase latina mens sana in corpore sano (mente sã em corpo são) ilustra o fato de que o homem sempre sentiu necessidade de exercitar seu corpo para poder alcançar um equilíbrio psíquico completo.Em geral se consideram esportes as atividades de recreio ou competitivas que exigem certa dose de esforço físico ou de habilidade. Podem ser individuais ou coletivos. No passado só eram considerados esportes as atividades recreativas praticadas livremente, como a pesca e a caça, em contraposição aos jogos, competições atléticas organizadas de acordo com regras determinadas. A distinção entre esportes e jogos hoje é menos clara, e com freqüência os dois termos são usados de forma indistinta.Para Kunz (1994), o esporte é realizado predominantemente de forma cada vez mais normatizada e padronizada visando atender o rendimento cobrado pelas sociedades industriais. Para que o esporte possa ser praticado na escola, é preciso analisar quais os interesses, desejos e necessidades que formam a instituição.Todo esporte pressupõe um fator de competitividade que induz o desportista a lutar e a se esforçar por vencer uma série de dificuldades frete a um adversário.Classificando os esportes segundo Tricoli (2005) a classificação de modelidades esportivas mais difundida é aquela que define os esportes sendo individuais ou coletivos, de acordo com a categoria. Os esportes podem ser classificados como individuais, quando o atleta pratica sozinho durante a ação esportiva total, já em esporte coletivos, quando as modelidades exigem, pela sua estrutura dinâmica, a coordenação das ações de duas ou mais pessoas para o desenvolvimento da atuação esportiva.

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  5. As lutas e as artes Marciais estão mais presentes em nossa sociedade, incluindo a disciplina de luta na graduação de Educação Física.O que pude observar segundo PCNs (1997), foi que houve um conflito conceitual entre os coordenadores do curso entre luta e arte marcial ou esporte. Eles concluíram que há uma diferença entre a luta e arte marcial na abordagem das disciplinas dos conteúdos abordados pelas academias de artes marciais para a formação de professores.Pesando como Tani (1998) partiria para uma abordagem ao desenvolvimento motor, podendo defender a importância das lutas e artes marciais devido a contribuição no desenvolvimento motor, mas baseado na abordagem que estou partindo eu teria que tomar outro rumo totalmente diferente.
    Mas parto da abordagem como paradigma a sociedade e cultura, pensando nestas categorias citadas de lutas e artes marciais como elementos sociais relevante a educação. Darido (2003) afirma que é conteúdo predominante nas séries do ensino Fundamental.
    O que pude observar é que a uma grande discussão entre coletivo de autores e pensamentos que afirma que as lutas e artes marciais não são aceitas com grande ênfase ficando uma grande problemática consideração.
    Falando um pouco de jogo e esporte a diferença são as regras comandadas por entidades dirigentes, como federações, os patrocínadores e o alto nível de competição. Além disso, o esporte não é considerado um ato lúdico como o jogo, onde as regras são citadas pelos participantes e integrantes do grupo, onde só quem joga pode mudar as regras.Johan Huizinga faz, a relação de jogo e guerra, onde surgiram palavras paradefinir o jogo de combate. "Muitas vezes, as duas idéias parecem inseparavelmente confundidas no espírito primitivo. E não há duvida que toda luta submetida a regras, devida precisamente a essa limitação, apresenta as características formais do jogo. podemos considerar luta como forma de jogo mais intensda e energética, a ao mesmo tempo a mais óbvia e amsi primitiva".
    Huizinga, 2004 p 101) Ele diz quw na luta mesmo quando por brincadeira, não são dispensados os limites da violência e do derramamento de sangue, por esse motivo a relação entre jogo e a guerra é considerado como forma de que as regras são impostas apenas pelos jogadores e nunca pelo lado esportivo e lúdico.
    Relacionando jogo, corpo e luta, não há relação melhor que a capoeira é uma dañça, uma luta, é arte, ritmo e movimentos, nela é possível trabalhar não só o corpo mas também a mente. Huizinga (1996), que cita em parte de seu livro que " a vivacidade e a graça estão originalmente ligadas as formas mais primitivas do jogo. É neste quew a beleza do corpo humano em movimento atinge o apogeu". (p 9)

    até mais tarde...................

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  6. Bom dia a todos!
    De acordo com o autor conceitua o jogo como uma atividade livre, conscientemente tomada como não seria e exterior à vida habitual, mas ao mesmo tempo capaz de obsorver o jogador de maneira intensa e total, e quando ele fala de uma atividade não seria de maneira nenhuma está desmeracendo a atitude de envolvimento total do jogo, pois como ele mesmo relata " certas formas de jogo podem ser extraaordinariamente sérias". Porque para ter um desempenho bom em atividades corporais exige-se um bom condicionamento e uma performace melhor neste jogo é necessário que exercite e trabalhe o corpo para um desempenho melhor. Segundo (Merleau- Ponty, 1996) " O corpo é nosso meio geral de ter um mundo.Ora ele se limita asos gestos necessários à conservação da vida e, correlativamente, põe em torno de nós um mundo biologico; ora, brincando com seus primeiros gestos e passsando de seu sentido próprio a um sentido figurado, ele manifesta através deles um novo núcleo de significações". (p.203.Assim então conhecemos a corporeidade, integra tudo o que o homem pode manifestar nesse mundo: espírito, alma, sangue, ossos, nervos, etc. Assim tudo que seu corpo é capaz de produzir é corporeidade.
    Segungo (Teves, 1992), este corpo não é uma máquina, um instrumento que registra as informações do mundo exterior na forma de um decalque..... seu sentirnão é um sentir de qualquer corpo animal. Sua especificidade está exatamente no processo relacional homem/mundo, procede da sua existência concreta de sentir, pensar, agir, sonhar, imaginar, desejar, seduzir.

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  7. Como o corpo é parte principal a ser estudado no decorrer do curso não podemos deuixxar de citar a dança, quando falamos a palavra dança sentimos uma satisfação lúdica e uma alegria acho que a maioria das pessoas tem essa sensação mesmo que só estejam vendo sem participar.Na dança podemos mostrar diversas características de corporeidade, tando nos movimentos executados, como no sentimento expressado por cada dançarino.No dia 29 de Abrial comemora-se o dia internacional da dança, onde desde de 1982 a data foi criada e instituída pela UNESCO em homenagem ao criador do balé moderno. (Jean-Georges Noverre)
    A dança é uma arte que qesde a antiguidade é utilizada paramanter a harmonia entre o corpo e a mente, da mesma forma que é uma arte de se mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Assim quando falamos Educação Física entendo que devgeria e é que nos futuros educadores deveriam fazer o despertar no ser humano o entendimento do corpo e da corporeidade enquanto movimento espaço, tempo, vínculo e a sensação de prazer.
    Frizando ainda os movimentos corporais pode-se citar uma das praticas lúdicas mais completas para o corpo humano, que são os exercícios aquáticos incados para todas as idades, inclusi parabebês. A ciência explica que o fato de bebês já serem adaptados ao meio líquido desde a fase uterina, pode exibir performace que encanta e até surprende quem assiste a uma aula de natação para crianças.
    As recreações aquáticas além de trabalhar muito os miovimentos e a coordenação motora ajudam a ter uma melhor qualidade de vida em seu futuro.
    Por fim, todo o aprendizado adquirido nesse primeiro semestre com essa adaptação nova, foi muito aproveitoso para meu desenvolvimento, não só como futura educadora, mas como pessoa também. Assuntos que a seis meses atrás minha visão era totalmente diferente o caminho é esse.

    OBRIGADA A VOCÊS EDUCADORES QUE SE ESFORÇARAM O TEMPO INTEIRO PARA PODER FAZER COM QUE NÓS ENTENDESSEMOS A BASE DE TUDO.

    VALEUUUU

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  8. REFERÊNCIAS:
    . Silva e Gonçalvez 92010)
    . Paulo Freire (2002)
    . Orlick, (1989 p.123)
    . Marcelino (200 p. 18)
    . Vygotsky (1983)
    . Fourez, Gerard. A construção das ciências: Introdução à Filosofia e a ética das ciências. São Paulo: Editora da Unesp 1995
    . Thomas Hobbes
    . Thomas Kuhm (2003)
    . Mariz Oliveira, G Educação Física a Cinesiologia Humana. Movimentar-se, ano 3, n.2,2006
    . Aristoteles
    . Kunz (1994)
    . Tricoli ( 2005)
    . PCNs ( 1997 )
    . Go Tani (1998)
    . Darido ( 2003 )
    . Jonh Huizinga Jogo e Guerra 2004 p. 101/2006
    p. 9.
    . Teves ( 1992 )
    . Mereau-Ponty ( 1996 p. 203 )

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