Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de setembro de 2010

BASEBALL

BASEBALL QUANDO É ESPORTE OU JOGO?
INTRODUÇÃO
O que é Beisebol? Uma pergunta que todos nos fazemos podemos dizer que é um esporte muito popular nos Estados Unidos, possuindo milhões de adeptos. Crianças e adultos praticam o esporte, inclusive em clubes e escolas. Na Àsia e em Cuba este jogo é muito popular. Já no Brasil é muito pouco praticado e conhecido da população, exceto pela comunidade nipo-brasileira.
O jogo foi criado nos Estados Unidos em 1839. Porém, as regras foram feitas em 1845, pelo norte-americano Alexander Cartwright. O primeiro jogo oficial foi disputado em 19 de junho de 1846, na cidade de Nova Yorque.
O Beisebol É um jogo com dois times de nove pessoas e quatro juízes. Os dois times se alternam na defesa e no ataque e os jogos são divididos em nove tempos (chamados de innings). Cada tempo é dividido em duas partes. Um time ataca na primeira e se defende na segunda e vice-versa Em caso de empate são disputados tempos extras até que se tenha um vencedor.
Como funciona esse esporte consiste em marcar pontos (runs) O campo é um semicírculo, com um quadrado inserido. As bases ficam posicionadas nos pontos de encontro entre o quadrado e o semicírculo. Cada uma das duas equipes possui 9 jogadores.
A dinâmica do jogo funciona da seguinte forma: o pintcher (lançador) deve arremessar (em três chances) a bola, passando pelo batedor (runner). Atrás deste fica o apanhador, da mesma equipe do arremessador, chamado de catcher. O rebatedor deve acertar a bola, jogando-a para longe, e correr para as bases. Quando a bola é jogada para fora do estádio, fato que acontece poucas vezes em função da dificuldade, é considerado o home run e vale um ponto. Os interceptadores do time adversário (fielders) devem pegar a bola e jogar na direção das bases para os jogadores de sua equipe para evitar o progresso do batedor. Caso o batedor consiga percorrer todas as bases, o ponto é computado.
O jogo inteiro é composto de 9 turnos (ataque e defesa alternados). Cada turno termina quando os três batedores são substituídos. Isto ocorre quando o ponto não é marcado.


História do Beisebol

Foto de 1945, Giants campeão invicto, no campo do Tozan, onde hoje fica o Eldorado Shopping

Esporte Olímpico desde Barcelona, o Beisebol tem suas raízes na Inglaterra, originado do cricket ou do Rounders inglês, antes de 1700. Folclóricamente credita-se sua origem a Abner Doubleday, em Nova York, cem anos depois. Estudos de Pizzomo, apontaram os pioneiros, como meninos norte americanos que jogavam com bolas de cricket, e bastão em forma de bat, utilizando como "base" duas estacas de 1,25 metro de altura e, efetuando-se out quando o rebatedor era atingido pela bola lançada por um defensor. Não há precisão de datas, mas este fato deve ter ocorrido entre 1.800 a 1.835, marcando o início deste desporto.

Em 1846, foram rascunhadas as regras que regeriam o esporte: nove jogadores "titulares" por time e as quatro bases para percorrer. Mas até 1857, o jogo era limitado em 21 pontos, mudando para 9 innings. Um ano depois nasceu a primeira liga organizada, a National Association of Baseball Players. O profissionalismo nasceu em 1870 e ajudou muito na difusão do esporte. Deste modo, a liga mudou de nome para National League of Profissional Base Ball Clubs. Depois de 1901, a American League se declarou uma liga maior, que abrangeria os campeões da liga Americana e da Nacional. Em 1933 foi criado o All Star Game.

O beisebol então foi levado ao Japão e demais países asiáticos, e chegou em São Paulo através de funcionários norte-americanos de empresas como a Light, a Companhia Telefônica, o Frigorífico Armour e do Consulado dos Estados Unidos. Como era disputado apenas como forma de lazer, foi com a imigração japonesa que o beisebol brasileiro se desenvolveu. Foram criadas ligas (como a Noroeste, Paulista e Sorocabana), ligadas pela ferrovia do café.

Em 24 de setembro de 1946 surgiu a Federação Paulista de Beisebol e Softbol, após reunião com o Coopercotia Atlético Clube, Piratas Base Ball Club e o São Paulo Gigante Base Ball Clube. Com ajuda do Capitão Sílvio Padilha, em 1948, começaram as obras do primeiro estádio de Beisebol de São Paulo, o Estádio do Bom Retiro.

No ano de 1951, realizaram-se os Primeiros Jogos Panamericanos, e o Brasil formou pela primeira vez a sua Seleção Nacional de Beisebol, exclusivamente de brasileiros natos. A partir de 1988, de olho nas olimpíadas de Atlanta, a CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol), intensificou a preparação dos atletas. Trouxe técnicos japoneses e cubanos para ministrarem clínicas para técnicos brasileiros e jogadores, e promoveu, no Brasil, vários eventos internacionais



Principais títulos do Beisebol Brasileiro

Dentre os principais tíulos do Beisebol Brasileiro estão os Títulos de Campeão Sul-Americano Pré-lnfanfil(1990 e 1991), Infantil (1988,1991 e 1992), Pré-Júnior(1993) e Adulto(1990); Campeão Pan-americano Infantil (1990) e Pré-Júnior(1989 e 1994); Campeão Mundial Nanshiki Infantil (1990) e Campeão Mundial Júnior AA (1993).

Regras do Beisebol

O Beisebol é um jogo entre 2 equipes de 9 jogadores cada uma, com um técnico.

Um time ataca (rebate) e o outro defende, em nove entradas (innings). Depois do time defensor eliminar 3 jogadores do time atacante, o time que defendia vira o time rebatedor e o time que rebatia vira defensor.

Beisebol Passo-a-Passo

1° Passo

a) O que é um "STRIKE"?

Quando se faz o arremesso e a bola passa em baixo do ombro, em cima do joelho e entre a base.

b) O que é um "BALL" ?
É quando a bola passa fora das medidas do "STRIKE" e o batedor não faz o "SWING".

2° Passo - Posições dos jogadores:

1 - Pitcher / Arremessador
2 - Catcher / Receptor
3 - First Base / 1ª Base
4 - Second Base / 2ª Base
5 - Third Base / 3ª Base
6 - ShortStop / InterBase
7 - Left Field / Jardineiro Esquerdo
8 - Center Field / Jardineiro Central
9 - Right Field / Jardineiro Direito

a - HomeBase
b - 1ª Base
c - 2ª Base
d - 3ª Base

3° Passo - Aprendendo outros tipos de "Strike"

a) Quando a é rebatida e vai para atrás da "LINHA DE FALTA"*



Obs: Quando já está no SEGUNDO STRIKE e acontece isso, a bola e lançada novamente e não acontece o "STRIKE".

b) Quando a bolinha é rebatida, resvala no taco (só RESVALA, SÓ TRISCA), e vai para trás (indo direto para trás), acontece um "FOUL TIP"* que é considerado um "STRIKE".
*Obs: Quando já está no SEGUNDO STRIKE e acontece isso, a bola e lançada novamente e não acontece o "STRIKE".

c) Quando a bola é rebatida, bate no chão e pega no corpo do batedor, é um "STRIKE".

4° Passo - Como eliminar o rebatedor

a) Quando a rebatida dele é pega no alto (sem quicar no chão)

b) Quando a bolinha chega antes dele na 1ª Base:



c) Quando alguém da defesa toca (com a bolinha na mão) nele antes que ele chegue na 1ª base

d) Quando acontece o TERCEIRO STRIKE e o CATCHER não solta a bola.

5° Passo - Como eliminar um corredor

a) Quando ele(o corredor) está fora da base e a defesa encosta nele com bola na mão.

b) Quando a defesa joga a bola na 2ª base;
E tenha um corredor tentando ir para a 2ª base.



--> Porque? Porque quando o rebatedor bateu, ele automaticamente está empurrando o corredor da 1ª para a 2ª base, e assim, o corredor que estava na 1ª não pode voltar, e é eliminado na 2ª <-- Obs: Quando há jogador na 1ª e na 2ª base, e o rebatedor bate, é só jogar para 3ª, que acontece o que aconteceu no exemplo anterior. O nome dessa jogada é "Force Play" ou Jogada Forçada, porque o corredor não pode voltar para sua base. c) Quando o rebatedor rebate e a bola pega no corredor 6° Passo - Como um corredor avança as bases a) Após uma rebatida, ele pode tentar entrar em alguma base b) Quando o arremessador faz o movimento de arremesso, o corredor que está na base pode correr 6° Passo - Como um batedor avança bases: s a) Após uma rebatida que bate no chão, ele pode tentar entrar na base b) Quando o arremessador acerta a bola nele ("WALK"), ele vai para 1ª base. c) Quando está no 2° "STRIKE" e arremessador faz o Strike 3, mas o CATCHER( RECEPTOR), deixa a bola escapar de sua luva, o batedor pode tentar ir para 1ª base*. *Obs: Se alguém estiver na 1ª base, o batedor está eliminado. E também apenas no 3 STRIKE que o batedor pode fazer isso. 7° Passo - Regras Importantes a) Quando o batedor é eliminado por "FLY BALL" (bola pega no ar), e o corredor que esteja em alguma base corre; basta a defesa jogar para base na qual o corredor(no exemplo acima é a SEGUNDA) estava que ele está eliminado. --> E teria que voltar e ficar parado na base dele para não ser eliminado <--

b) Quando o arremessador acerta a bola no batedor, é declarado um "WALK", e ele(o batedor), vai para 1ª base.

c) O corredor tem que PISAR nas bases. Se deixar uma para trás, ele está eliminado.

8° Passo - Palavras mais usadas

Strike: Um arremesso bem sucedido

Ball: Um arremesso ruim

Walk: Quando acontece do Arremessador errar 4 vezes a zona de strike ou atingir o batedor

Out / Fora: Eliminado

Safe / Seguro: para parar a jogada - basta pisar numa base que esteja um corredor

Toque: Quando o time da defesa do algum corredor

Fair Ball / Bola Boa: Quando rebatida esta em jogo

Foul Ball / Falta: Quando a rebatida não é valida

Home Run: Bola isolada das dimensões do campo.

9° Passo - Observações de Jogo

a) O corredor (no caso o batedor) só corre quantas bases ele conseguir, e pode parar em qualquer base.

b) Para fazer um ponto, você tem que passar por todas as bases.

c) Caso alguém do time do lançador jogue a bolinha em um jogador do time rebatedor, o atingido vai para a próxima base.

d) Se o taco, na hora da rebatida, for jogado para frente ou pegar em um jogador do time lançador, é considerado falta e é considerado como 1 Strike.

e) Se na hora da corrida de algum jogador, alguém do time lançador atrapalhar, é considerado falta e o corredor vai para base que estava correndo. Conta-se também 1 Ball e a jogada continua.

f) Quando se corre para 1a base( somente para ela ), o corredor pode passar direto por ela, em vez de parar em cima bruscamente. Como assim? Quando se corre para ela, você pode passar pisando, antes que a bolinha chegue, e depois voltar para ela, sendo que você não foi eliminado

Campo de Beisebol




O território válido (fair territory) compreende a área entre duas linhas que, perpendicularmente, seguem do home plate até o muro localizado no fundo do campo. As jogadas realizadas dentro da área demarcada pelas foul lines, incluindo as próprias, são consideradas como fair zones (território válido). O espaço fora das foul lines é chamado de foul territory, ou seja, as jogadas direcionadas para este território não são válidas. No entanto, há vários lances em que, de acordo com a regra, a jogada é válida quando atinge o foul territory.



Home plate, 1ª, 2ª e 3ª bases são marcadas por bases e interligadas por linhas (base lines), delimitando a área do jardim interno que possui o formato de um diamante. O espaço atrás do jardim interno que se estende até os muros ao fundo do campo é chamado de jardim externo.

As medidas oficiais determinadas pela CBBS são:

Home plate até o muro dos jardins direito e esquerdo (foul lines): 320 pés (97,54m)
Home plate até o muro atrás do jardim central: 400 pés (121,92m) ou mais.

Para as demais categorias as medidas são as seguintes:

Pré-infantil (8, 9 e 10 anos)
Jardins direito e esquerdo: 60m
Jardim central: 80% da medida oficial
Infantil (11 e 12 anos)
Jardins direito e esquerdo: 85m
Jardim central: 80% da medida oficial
Pré-Júnior (13 e 14 anos)
Jardins direito e esquerdo: 70m
Jardim central: 80% da medida oficial
Júnior (15 e 16 anos)
Jardins direito e esquerdo: 85m
Jardim central: 80% da medida oficial
Juvenil (17 e 18 anos) e
Adulto (19 anos ou mais): medidas oficiais














Posições no Beisebol



Quando o esporte é um prazer, pode proporcionar muito mais do que benefícios físicos. Devido às próprias características do beisebol, há momentos em que se atua individual ou coletivamente, mas sempre por um objetivo comum: a vitória do seu time; por este motivo, os praticantes adquirem valores como espírito de equipe, disciplina e auto-confiança.

Defesa

9 é o número de jogadores que entram em campo para defender. Abaixo seguem as posições:

1. Arremessador/ Pitcher:

Basicamente, lança a bola de modo a dificultar a rebatida do rebatedor. Velocidade e controle no arremesso da bola são características do arremessador, assim como o bom preparo psicológico e equilíbrio para jogar sob pressão. O arremessador é o mais visado e cobrado durante uma partida, o que o leva a ser o jogador mais valioso em uma equipe.

2. Receptor/ Catcher:

Pega as bolas lançadas pelo arremessador, auxiliando-o a escolher bolas que dificultem a rebatida do rebatedor. Por ser o único jogador a ter visão geral do campo, tende a ser uma espécie de líder, orientando os demais membros de sua equipe quanto à posição de defesa.

Jardineiros Internos

3. Primeira base/First baseman:

Elasticidade e altura são características bem vindas aos jogadores desta posição. A concentração é importante porque, sendo o defensor da 1ª base, ele estará envolvido na maioria das rebatidas. Os canhotos terão facilidade nesta posição.

4. Segunda base/ Second baseman:

O importante aqui é ter velocidade e agilidade. A capacidade de simular jogadas possíveis por antecipação é imprescindível, especialmente quando há corredores nas bases.

5. Terceira base/ Third baseman:

Os principais requisitos são: boa impulsão, reflexo e velocidade pois grande parte das bolas rebatidas em sua direção são curtas e/ou rápidas. O braço forte é muito importante.

6. Interbases/ Shortstop:

Defende a maior área do jardim interno, o que justifica a necessidade de agilidade, braço forte e a boa integração com o jogador da segunda base.

Jardineiros Externos

7. Jardineiro Esquerdo/Left fielder:

Atenção redobrada para cobrir a terceira base. É necessário ter velocidade e agilidade, porém seu braço não precisa ser tão forte quanto o dos demais jardineiros externos.

8. Jardineiro central/ Center fielder:

O jogador que deverá ter maior velocidade e facilidade no lançamento de bolas a longa distância, pois defende uma área maior do que a de qualquer outro jogador. Cobre o jogador da segunda base e o interbases.

9. Jardineiro direito/ Right fielder:

Além da velocidade e da agilidade em reagir às jogadas, deve cobrir os jogadores da primeira e segunda bases sempre que necessário.

Ataque

Rebatedor/ Batter:

Um rebatedor por vez entra no batter box para tentar rebater a bola do arremessador. O objetivo é rebater o mais longe possível para que possa conquistar as quatro bases e marcar um ponto.

Corredor/ Runner*:

O objetivo do corredor é conquistar o maior número de bases com "roubadas" ou rebatidas.
*A partir do momento em que o rebatedor acerta a bola, ele passa a ser chamado de corredor/runner

As bases




A base localizada na frente do receptor é chamada de home plate, ou simplesmente home. A partir dele, em sentido anti-horário, localizam-se a 1ª, 2ª e 3ª bases. As bases estão ligadas pelas linhas de base que delimitam o perímetro do diamante.

Enquanto o corredor (runner) estiver na base, ele estará imune, nenhum jogador da defesa poderá eliminá-lo. No entanto, corre o risco de ser eliminado quando estiver correndo entre as bases

Os tempos: Innings


Em cada entrada ou inning, as equipes alternam-se entre ataque e defesa, sendo que tal alternância ocorre quando três atacantes de cada equipe são eliminados (out).

Nas categorias de menores o jogo possui 7 entradas; já nas categorias juvenil e adulta, o jogo tem a duração de 9 entradas.

Se, ao término de 7 entradas (categorias de menores) ou 9 entradas (categorias juvenil e adulta) o jogo estiver empatado, a disputa continua através da penalidade ou com entradas extras (prorrogação) até que uma equipe saia vitoriosa.

No beisebol profissional japonês, se após 12 innings as equipes continuam empatadas, o jogo é dado por encerrado e empatado. No profissional americano, no entanto, o jogo não pode terminar empatado, sendo que as equipes disputam o jogo até que haja um vencedor

Strike



Também conhecida por strike zone. É a área compreendida, na altura, entre o peito e os joelhos do rebatedor e, na largura, a área da base localizada à frente do receptor (home plate).

À bola lançada pelo arremessador que passar dentro das delimitações de altura e largura permitidas (zona de strike) dá-se o nome de strike (bola boa). Os arremessos fora da zona de strike são marcados como sendo bolas ruins (balls) para a rebatida, a menos que o rebatedor vire o taco.

Se o arremessador lançar 4 bolas ruins (balls), entende-se que ele não jogou bolas que permitissem a rebatida, portanto o rebatedor conquista a 1ª base (walk) e o atacante seguinte entra para rebater.

Se o arremessador lançar 3 bolas boas (strikes) e o atacante não conseguir rebater nenhuma delas, este último estará eliminado (out). Qualquer foulball (rebatida fora das delimitações de campo permitidas) é considerado strike, a menos que já hajam 2 strikes.

O ponto


O rebatedor (atacante) deve impulsionar a bola o mais longe possível para que tenha condições de dar a volta no campo, passando pela 1ª, 2ª e 3ª bases, até chegar ao home plate que é a 4ª e última base de onde ele iniciou a corrida. Cada corredor que atinge o home plate marca um ponto.

A única possibilidade de se marcar um ponto sem que a defesa possa interferir é através do home run, quando a bola impulsionada pelo rebatedor ultrapassa os muros do fundo do campo; esta é a jogada máxima do beisebol.

O home run corresponde a um ponto e dá ao rebatedor, e aos corredores que eventualmente estiverem nas bases, o direito de conquistar todas as bases até atingir o home plate

Equipamentos do Beisebol


Taco ou bastão (bat): Fabricado em madeira ou alumínio. No Brasil, somente a categoria adulta utiliza bastões de madeira nos campeonatos oficiais.

Luva para defensores (glove): Fabricada em couro e almofadada para amortecer o impacto da bola. Cada jogador deve ter sua própria luva.

Proteção para receptor (catcher protector): Composto por máscara, capacete, protetor torácico, caneleira e saqueira.

Luva especial para receptor (catcher mitt): Luva de couro almofadada, cujo sistema de amortecimento é melhor que o das luvas de defesa.

Luva especial para primeira base (first mitt): Luva de couro almofadada, cujo comprimento é maior que o das luvas de defesa convencionais.

Jogo de capacetes para rebatedores: É obrigatório que os rebatedores/corredores utilizem o capacete sempre que estiverem no ataque. O jogo deve conter, pelo menos, cinco capacetes.

Luva para rebatedor (batting gloves): Utilizado para proteger as mãos dos rebatedores, devido ao forte impacto com a bola e ao atrito com o bastão.

Bolas (balls): Feitas de couro ou borracha, variando o uso conforme a categoria. Até os 12 anos, é permitido somente o uso da bola de borracha.

Bases: Produzidas em pano ou borracha para demarcar as quatro bases do campo.

Calçados: Chuteiras com travas de borracha ou com travas de ferro (spikes). O uso de spikes é permitido a partir da categoria Pré-Júnior, ou seja, 13 anos.

Uniforme: Composto por: camiseta (undershirt), camisa com numeração, calça, meia, boné, suporte para saqueira e cinto

Frases célebres do Beisebol


"It ain´t over ´till it´s over"
Frase cunhada por Yogi Berra, catcher dos NY Yankees no auge do time nas décadas de 50/60. A tradução seria algo como "Não acabou até ter acabado" e se refere a imprevisibilidade do beisebol e ao fato de que o jogo somente acaba de verdade no 27º out, ou seja por maior que seja a vantagem de um time, até que termine o nono inning, o jogo permanece uma incógnita podendo haver uma virada inesquecível. Vale lembrar também a semelhança de sentido entre a frase de Berra com a frase "Só acaba quando termina." que Chacrinha usava para falar do seu programa na TV. Teriam Berra e Chacrinha filosoado sobre a vida em algum buteco do Bronx ou da Lapa?
"Say it ain´t Joe"
"Diga que não Joe." frase atribuída a um garoto anônimo e dita para Joe Jackson quando este saia do fórum de Chicago após prestar depoimento sobre o "Black Sox Scandal" em 1919. O escândalo se referia a "entrega" da World Series de 1919 por parte dos jogadores do favorito Chicago White Sox para o Cincinnati Reds, como parte de um esquema de apostas. Joe Jackson, um matuto sulista, recebeu o dinheiro mas não entendeu muito bem o que seria entregar o jogo e atuou normalmente. Como admitiu, no juri, ter recebido a grana foi banido do beisebol profissional e até hoje, apesar de ter a terceira melhor média de rebatida da MLB na carreira, não está no Hall da Fama. Para maiores informações ver os filmes "Eight Man Out" e " Field of Dreams".
"There is always some kid who may be seeing me or the first or last time. I owe him my best"
Joe Dimaggio , desnecessário apresentar Dimaggio um dos maiores da história, NY Yankees do final dos 30 até 50, 56 jogos consectivos com hits, recorde até hoje. A tradução seria algo como "Há sempre algum garoto que pode estar me vendo jogar pela primeira ou pela última vez. Eu lhe devo o meu melhor". Sem comentários, a exelência em pessoa. Este era Dimaggio um esportista elevado ao máximo.

CURIOSIDADES

O tempo de contato entre a bola e o taco é da ordem dos 1/1000s ?
Uma bola batida não deveria ir além dos 166m ?
Durante o séc. XVIII o beisebol era considerado um jogo de criança? Somente no séc. XIX, que o taco e bola se tornaram populares na América do Norte.
O beisebol foi concebido pelo Norte - Americano Abner Doubleday, em 1839, mas que só em 1907 uma comissão decidiu divulgar que o jogo havia sido inventado por ele.
Os 10 melhores jogadores do século:
1) BABE RUTH
2) LOU GEHRIG
3) TED WILLIAMS
4) HANK AARON
5) STAN MUSIAL
6) JOE DIMAGGIO
7) TY COBB
8) WILLIE MAYS
9) ROGERS HORNSBY
10) HONUS WAGNER empatado com WALTER JOHNSON
Em uma pesquisa realizada pela Sociedade Americana para pesquisa do baseball, o melhor time do mundo para as pessoas seria composto pelos jogadores:
CATCHER: JOHNNY BENCH
PITCHER: WALTER JOHNSON
1a.BASE: LOU GEHRIG
2a.BASE: ROGERS HORNSBY
3a.BASE: MIKE SCHMIDT
SHORT STOP: HONUS WAGNER
LEFT FIELD: TED WILLIAMS
CENTER FIELD: HANK AARON
RIGHT FIELD: BABE RUTH
O jogador YAKULT SWALLOWS, em recente Campeonato Pan-Americano realizado na Venezuela, atingiu a velocidade de 94 milhas, equivalente a 152 quilometros horários, nos seus arremessos.
No beisebol amador (olímpico), o país mais forte é Cuba? . Isto se deve ao fato do beisebol ser o esporte número um de Cuba e não haver profissionalismo na ilha de Fidel Castro.
Os poucos cubanos que tem conseguido se profissionalizar, tiveram antes que enfrentar a morte na fuga de Cuba em pequenos barcos, a mercê das tempestades e dos tubarões, quando conseguem sobreviver, tornam-se milionários do beisebol profissional americano.
No início da década de 90, 95% dos jogadores eram nisseis? Hoje, a proporção é de 65% de nisseis para 35% de não descendentes de japoneses disputando campeonatos.





O QUE É PRECISO PARA SE JOGAR BASEBALL


Luva para apanhar a bola




































O CATCHER

Nenhum comentário:

Postar um comentário