Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de setembro de 2010

GINÁSTICA DE TRAMPOLIM - PROFESSORA MARIA HELENA

SAIBAM UM POUCO MAIS SOBRE:
GINÁSTICA DE TRAMPOLIM

Ginástica de Trampolim é uma disciplina da Ginástica onde o atleta executa saltos acrobáticos no Trampolim, Duplo Mini Trampolim e/ou Tumbling. O esporte foi criado nos Estados Unidos em 1936, inspirado na cama elástica circense.

A execução nos aparelhos deve ser arrojada e harmoniosa. Nos saltos os atletas atingem a marca de até 8 metros de altura, executando saltos mortais, duplos até quádruplos mortais e piruetas das mais variadas. Uma banca de juizes avalia os competidores onde o que mais se conta é a postura e a dificuldade. Até o ano de 1998, o esporte tinha como entidade a FIT - Federação Internacional de Trampolim, órgão responsável por promover eventos da modalidade no mundo todo. No Brasil, o esporte estava filiado a CBTEA - Confederação Brasileira de Trampolim e Esportes Acrobáticos, sendo sua sede localizada no Rio de Janeiro e diversas Federações filiadas nos Estados Brasileiros. A partir de 1999, a Ginástica de Trampolim foi anexada à Ginástica Artística, subordinado a FIG - Federação Internacional de Ginástica. A Ginástica de Trampolim passou a ser um esporte olímpico recentemente. Sua aparição ocorreu nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.Esporte, que combina harmonia, destreza, equilíbrio e muita coordenação, reúne atletas de diversas idades, mas exige dedicação e muito treinamento. O Brasil, embora sem apoio governamental, já possui a oitava posição no ranking mundial. Até meados 2003, a Ginástica de Trampolim era chamada de Trampolim Acrobático. Esta denominação gerava muita confusão com as disciplinas de Saltos Ornamentais (modalidade aquática). Daí a inclusão do nome 'Ginástica', antes do 'Trampolim'. Acredita-se que com esta nova denominação as pessoas reconheçam mais facilmente sobre que esporte estamos nos referindo.

AS MODALIDADES:

Trampolim: É a categoria mais popular. Os aparelhos onde são executados os movimentos medem 5m x 3m x 1,15 e é conhecido pelo público em geral como "Cama elástica". O atleta adquire altura - cerca de 5 ou 6 metros - e estabilidade com saltos preliminares. Ele então inicia a execução de 20 elementos técnicos, sem interrupções, divididos em duas séries de 10. Há também nessa categoria o trampolim sincronizado. Nele os atletas se apresentam em trampolins diferentes e devem executar os elementos simultaneamnete.Duplo Mini - trampolim: Como o próprio nome diz, o aparelho dessa categoria é menor que o trampolim. O atleta salta nele após uma corrida e executa 2 elementos técnicos distintos sem interrupção. Tumbling: A prova dessa categoria é composta por 3 séries e 8 exercícios acrobáticos variados, similares aos do solo da ginástica Olímpica. Eles são executados continuamente em linha reta sobre a pista.

CLASSIFICAÇÃO DA GINÁSTICA DE TRAMPOLIM:Segundo o pouco que observei sobre a ginática de trampolim ela pode ser classificada da seguinte forma segundo o autor ANTONIO LEAL DE OLIVEIRA: Pode ser classificada em carácter formativa ou educativa,de aplicação ,artiísticaou cônicae terapêuta.

Já segundo IZENIL PENA MARINHO:de forma de compensação,de conservação,e corretiva,comou sem o usode aparelhos.

Já outros autores como LING eAMÓROS,eles classificam de uma outra forma a ginásticade trampolim como individuale coletiva,natural,e artificial.



REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS :
OLIVEIRA,ANTONIO LEAL. ESCOLA DE EDUCAÇAO FÍSICA DO EXÉRCITO.
MARINHO,IZENIL PENA.HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DOS DESPORTOS NO BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário