LUTAS
Introdução
As lutas e as artes Marciais estão mais presentes em nossa sociedade, incluindo a disciplina de luta na graduação de Educação Física.
Avaliando as referidas disciplinas nas instituições de ensino superior e confrontando com o conteúdo e prática adotados nas academias de lutas.
Realizou-se uma pesquisa em seis Universidades do Estado do Rio de Janeiro que possuem disciplinas de lutas confrontando com o conteúdo e prática adotados nas academias de lutas. Dentre elas foram identificadas nessas disciplinas foram : o Judô, Juijitsu, Karatê, Capoeira, Boxe e Esgrima na qual vamos abordar.
O que pude observar segundo PCNs (1997), foi que houve um conflito conceitual entre os coordenadores do curso entre luta e arte marcial ou esporte. Eles concluíram que há uma diferença entre a luta e arte marcial na abordagem das disciplinas dos conteúdos abordados pelas academias de artes marciais para a formação de professores. Com essa situação de duplicidade de formação eles se interessaram muito em saber o que é ensinado nas escolas de lutas.
Mas o objetivo maior é a educação física na prática escolar, com o objetivo da socialização, eliminando a discriminação, construindo o respeito pelo próximo, a dignidade, a solidariedade, eliminando a violência, conhecer mais a cultura do Brasil e principalmente buscando hábitos saudáveis para o indivíduo e o conhecimento do próprio corpo.
Tudo isso visa como objetivo o desenvolvimento total do indivíduo devendo ser trabalhado no universo escolar, utilizando- se das atividades corporais como veículo para alcançar-los. Destacando-se para essa tarefa as lutas como possibilidade real, baseando-se nisto algumas instituições de ensino superior quw formam professores de educação física no Município do Rio de Janeiro, introduziram em seus currículos as disciplinas que tratam de lutas e artes marciais.
LUTAS E ARTE MARCIAL
Pesando como Tani (1998) partiria para uma abordagem ao desenvolvimento motor, podendo defender a importância das lutas e artes marciais devido a contribuição no desenvolvimento motor, mas baseado na abordagem que estou partindo eu teria que tomar outro rumo totalmente diferente.
Mas parto da abordagem como paradigma a sociedade e cultura, pensando nestas categorias citadas de lutas e artes marciais como elementos sociais relevante a educação. Darido (2003) afirma que é conteúdo predominante nas séries do ensino Fundamental.
O que pude observar é que a uma grande discussão entre coletivo de autores e pensamentos que afirma que as lutas e artes marciais não são aceitas com grande ênfase ficando uma grande problemática consideração.
Para Sun Tzu (1983), a arte marcial que é diferente da guerra em si precisa ser entendida como uma prática social que visa a manutenção da vida. Como prática educativa deve-se ensinar o aluno a sua função de protagonista ao invés de coadjuvante na construção de sua própria história.
Já a luta é uma disputa em que os oponentes devem ser subjugados, mediante técnicas e estratégicas de desequilíbrio, confusão, imobilização, ataque e defesa. Como exemplo de lutas como as brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro até as práticas de capoeira e esgrima. Para Sun Tzu (1983) a glória suprema é a quebra a resistência do inimigo sem lutar, ele se preocupa em evitar a batalha até que se esgotem todas as possibilidades de votória sem luta para que não haja violência.
Baseada em Sun Tzu penso que luta é apenas um elemento de um processo educacional voltado para convivência em sociedade, chamado de arte marcial.
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